quarta-feira, 19 de maio de 2010

A importância da Análise de Balanço

A necessidade de analisar os relatórios contábeis torna-se tão antiga quanto a própria origem dos mesmos. Desde os tempos antigos os relatórios contábeis resumiam-se à realização de inventários, quais eram analisados em suas variações quantitativas e qualitativas, e também realizados algum tipo de análise vertical e horizontal.

O homem primitivo a partir das informações contábeis já aplicava noções, embora rudimentares de análise de informações contábeis.

Com a importância da moderna análise de balanço, os banqueiros foram responsáveis, em boa parte, pela vulgarização de análise de balanço através de quocientes.

Desde o final do século passado é prática relativamente comum o banqueiro analisar o relacionamento entre os valores a receber e os valores a pagar de cada empreendimento a fim de determinar com mais base o risco envolvido em conceder empréstimo à entidade.

Certamente com o surgimento dos bancos governamentais de desenvolvimento, regionais ou nacionais, em vários países, deu grande desenvolvimento à análise de balanços, pois tais entidades normalmente exigem, como parte de projeto de financiamento, uma completa análise econômico-financeiro.

Para entendermos a evolução da análise de balanço torna-se necessário entender a sua evolução histórica.

A análise de balanço teve sua origem a partir do sistema bancário. Em 09 de fevereiro de 1895 o Conselho Executivo da Associação dos Bancos de Nova York resolveu recomendar aos seus membros que solicitassem aos tomadores de empréstimos declarações escritas e assinadas de seus passivos e ativos, sendo que em 1900 essa mesma associação divulgou um formulário de proposta de crédito que incluía espaço para o balanço (Dados superficiais).

Em 1915 a análise de balanço tornou-se praticamente obrigatória nos Estados Unidos.

Em 1919 foi apresentado por Alexander Wall, considerado o pai da Análise de Balanço, um modelo de análise de balanço através de índices onde demonstrou a necessidade de considerar outras relações, além do Ativo Circulante contra o Passivo Circulante.

Em 1925 Stephem Gilman propôs índices encadeados na análise de balanço e a variação de itens em relação ao ano-base, iniciando-se a análise horizontal.

Em 1968 a análise de balanço era um instrumento ainda pouco utilizado,assim como no Brasil, sendo criado neste mesmo ano a SERASA, empresa que passou a operar como central de Análise de Balanço de bancos comerciais.

A análise de balanço tem por objetivo extrair informações das Demonstrações Financeiras para a tomada de decisão.

As demonstrações financeiras fornecem uma base de dados de acordo com as regras contábeis que podem nortear o analista de balanço quanto à melhor forma de dirigir um empreendimento.

A importância da moderna análise de balanço é notada desde a segunda metade do século passado.

O analista de balanço preocupa-se com as demonstrações financeiras que, por sua vez, precisam ser transformadas em informações que permitam concluir se a empresa merece ou não crédito, se vem sendo bem ou mal administrada, se tem ou não condições de pagar suas dívidas, se é ou não lucrativa, se vem evoluindo ou regredindo, se é eficiente ou ineficiente, se irá falir ou se continuará funcionando.

Com o desenvolvimento e o aprimoramento da Análise de Balanços, e sua mais freqüente utilização nos tempos atuais, foram desenvolvidos inúmeros índices padrões.

Abaixo são citadas as principais técnicas de análise de balanço:

→ Análise através de Índices - Comparação com índice-padrão, objetivando o seu desempenho.

→ Análise Vertical e Horizontal – Presta-se fundamentalmente ao estudo de tendências.

→ Análise do Capital de Giro – índices de rotação (recebimento, pagamento e estocagem) modelo de análise de investimento e financiamento do capital de giro (insolvência técnica).

→ Análise de Rentabilidade e Endividamento.

→ Análise Prospectiva – analisando-se o passado, se poderá inferir como será o futuro. Desenvolvimento de técnicas previsionais.

Concluindo, pode-se abstrair que para a tomada de decisão em uma empresa o elemento mais importante é a análise de suas demonstrações financeiras, que pode ser verificada através da análise de balanço que permitirá mostrar uma visão da estratégia e dos planos da empresa analisada, podendo desta forma estimar o seu futuro, suas limitações e suas potencialidades.


Referência

IUDÍCIBUS, Sérgio de . Análise de Balanços. 7ª ed., Ed.Atlas S.A, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário